sexta-feira, 3 de março de 2017

Quando uma escola necessita renascer

Pórtico_dos_Reis_Magos.jpg
Quando uma escola necessita renascer
PDF 867

Uma escola precisa ter uma missão e uma visão com valores agregados, e um planejamento que resultem em qualidade de seus serviços com o aluno e a comunidade. E a missão de uma escola ultrapassa os limites de seus muros, estende-se ao seu redor. Vai muito além de ensinar fórmulas de matemática ou descobrir os termos de uma oração. Decifrar composições  de química ou testar leis da física. Mais do que ensinar normas e regras, é preciso aplicá-las. É uma diversidade de conhecimentos que deve ser oferecido a professores e alunos, construindo e aumentando seus conhecimentos. Constituir um exemplo para quem a vê pelo lado de fora.

Mas uma escola na Avenida Ayrton Senna, influenciada pelo nome do piloto brasileiro, parece descumprir as regras em sua calçada, oferecendo pits stops a seus professores. E por estar na divisa entre Natal e Parnamirim, não reconhece o solo em que pisa, entre Nova Amsterdã e Trampolim da Vitória, na parte posterior de um elefante.

Uma escola requer uma evolução constante renascendo sempre de novo, uma fênix capacitando coordenadores e professores, Cada aluno reconhece o carro de seu professor, diretor ou coordenador. E um professor precisa cumprir as regras  das normas de trânsito, tal como cobra comportamento e conhecimento dos alunos em testes e provas em sala de aula. E assim como a escola ordena as mesas dentro de sala deve ordenar carros estacionados na porta, ou criando um estacionamento próprio, oferecendo uma passagem livre para pedestres. Calçada é destinada a proteção daqueles que caminham, enquanto os carros devem ocupar ruas e estacionamentos, sem impedir o espaço do outro. O local do pedestre é junto a edificação para sua segurança e conforto de circular despreocupado, e não na beira da pista, onde correm os velocistas, vez por outra desgovernados; ou tresloucados em busca de uma vaga, mesmo errada e não sinalizada.

Coordenadores devem estar atentos a tudo que acontece em sua volta, durante seu expediente ou plantão. Observar comportamentos de alunos, funcionários e professores, a triangulação básica de uma escola, com capacitação permanente de funcionários e professores;. e orientação de alunos. E com a identificação de um problema, não orientar ao reclamante que procure fazer uma reclamação junto às coordenadorias e fiscalizações do poder público, para que seja notificado, O coordenador também precisa estar capacitado e atualizado, com regras e normas técnicas da linguagem das ruas. A rua é um local de conhecimento com uma linguagem universal com símbolos e normas.

Na Avenida Ayrton Senna é possível ver desrespeito a regras básicas, como carro estacionado sobre o piso tátil na porta de uma escola com educação tradicional do modelo curricular básico. Carro estacionado em rampa de pedestre e cadeirante na calçada, em frente a uma escola que ensina respeitar normas técnicas, da construção civil. E microônibus com selo EMBRATUR, estacionado em cima da calçada, na  porta de condomínio residencial e com parada de ônibus.

Uma escola deve renascer todos os dias, com novas ideias, com capacitação de funcionários e professores. Entre a cidade do renascimento e a cidade do rio volumoso, para alcançar o trampolim da vitória; ou ser uma escola aberta tal como a cidade aberta, onde todos fazem suas festas como portugueses, holandeses e americanos. Daí então precisará renascer de novo, juntando suas cinzas.

Em 03/03/2017
Entre Natal/RN e Parnamirim/RN

Roberto Cardoso Maracajá
Membro Efetivo do IHGRN (Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
Membro Efetivo do INRG (Instituto Norte Riograndense de Genealogia)
Jornalismo Científico (FAPERN/Cnpq)
Survey

#FORUMdoMaracajá     #BLOGdomaracajá     #RCMaracajá
forummaracajá@gmail.com

imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário